Desconfie do que é muito barato. Preços baixos, grandes descontos, não condiz com materiais de qualidade, mão de obra qualificada e equipamentos de alta tecnologia para efetuar as reparações.
É de extrema importância ter um profissional qualificado para cada função (Funileiro, Pintor, Montador, Mecânico, Polidor, etc.), pois neste ramo de atividade não cabe a figura do “faz de tudo”.
São os Profissionais qualificados os responsáveis pela escolha da decisão certa, se trocam ou recuperam as peças danificadas. É muito importante na recuperação de pequenos reparos ou peças estruturais manter a originalidade do veículo e trocar as peças que não comprometam a estrutura do veículo (para-choque, capô do motor, portas, etc.)
A Pintura deve ser feita em local apropriado (cabine de pintura), evitando assim a contaminação por impurezas e faz a cura da tinta com temperaturas elevadas, melhorando a qualidade da pintura e não contaminando o meio ambiente.
O preparo da tinta deve ser feito em laboratório e por profissionais capacitados (colorista). Oficinas mais especializadas possuem equipamentos de ponta tais como Espectrofotômetro (aparelho que identifica as bases das cores que compõe a coloração da tinta), lâmpadas que replica a luz do sol eliminando qualquer tipo de falha através de acerto em luzes convencionais ou tempo nublado.
As tintas e os vernizes devem ser de primeira linha. As tintas a base d’agua são referência no mercado de repintura (não agride o meio ambiente e mantém a fidelidade de cor com o passar do tempo) Os vernizes auto sólido são os responsáveis para manter o brilho, resistência a risco e proteção UV. Lembre-se a pintura não pode perder o brilho e alterar a cor com o passar do tempo.